Picinguaba , em tupi-guarani significa “reduto de Peixes”, criada em meados do século XVIIII , local que fascina entre o mar e a montanha, com gaivotas e coloridas canoas.

Praia tranquila de areias claras, águas verdes e calmas, abriga uma colônia tradicional de Pescadores e é tombada pelo Patrimônio Histórico. Há também muitas casas de veraneio.

Podemos destacar alguns passeios e pontos turísticos de Picinguaba como a Pedra da Tartaruga, ponto de partida dos passeios de barco às ilhas Comprida , Carapuça e Couves além de pesca, trilhas na floresta e mergulho.Existem também, bares na praia, alguns deles melhor estruturados, mas para se conseguir passear a vontade, é preciso levar repelente.

A trilha do Corisco tem seu início na Casa da Farinha e término na Estrada do Corisco, em Paraty. É uma trilha histórica, que na década de setenta , era unicamente utilizada por moradores da Vila de Picinguaba, sendo o único acesso terrestre para o comércio e comunicação com Paraty. A caminhada leva cerca de sete horas. Existe um caminho mais breve até o Poço da Rosa, mas exige duas horas de caminhada sem parar.

Outra opção é a trilha do Picadão da Barra , considerada uma das mais tradicionais de Ubatuba, com início próximo à entrada da Praia de Pincinguaba ( BR 101 ), chegando até a foz do Rio das Bicas. Passeio que leva aproximadamente duas horas. Lembrando que é imprescindível o acompanhamento de guias capacitados para que o passeio seja feito sem maiores preocupações, a não ser a de aproveitar ao máximo a beleza do local .

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba

Localizado a 40 Km de Ubatuba, bem próximo à entrada de Picinguaba, no Km 11 da BR 101. O Núcleo de Picinguaba ocupa uma área de 8.000 hectares , unindo o Parque Nacional da Bocaína ao Parque Nacional da Serra do Mar ,está acima dos 100 metros de altitude, coberto por Mata Atlântica, é protegida como área de conservação ambiental pelo Núcleo Picinguaba.

Vegetação exuberante em meio a manguezais, cachoeiras e suas cinco praias nas quais duas delas são habitadas por vilas de pescadores, Picinguaba e Camburi. As praias de destaque são a Brava da Almada com acesso a pé em meio a árvores centenárias, além de ser boa para surfe; Praia da Fazenda, de mar calmo, ótima para banhistas; Praia da Vila, Praia Brava do Camburi, que é excelente para surfe e pode-se chegar a pé descendo uma verdadeira piranbeira e a Praia do Camburi, onde próximo à estrada existe uma lindíssima cachoeira.

Pode-se visitar a Casa da Farinha, no Sertão da Fazenda Picinguaba, construída na década de 50 e reformada em 86. Ela fora reconstruída sobre um antigo engenho de cana-de-açúcar, utilizada no final do século, por imigrantes italianos.

Lembre-se de recolher o lixo que encontrar.
Não deixe nada além de pegadas, não leve nada além de fotos.